Tintas Lider
Descrição do produto
Na hora de construir ou reformar, a impermeabilização é uma etapa muito importante, já que o acúmulo de água pode e deve ser evitado. Para prevenir tais inconvenientes, a Vedacit desenvolveu um impermeabilizante para argamassa: o Vedacit para concreto e argamassa, um aditivo que possui alta capacidade impermeabilização de concretos e argamassas.
Esse produto trabalha promovendo a hidrofugação do sistema capilar, através da diminuição do ângulo em que poros são molhados, permitindo a respiração dos materiais, fator que mantém os ambientes salubres e preservados por mais tempo.
Impermeabilização para concreto e argamassas
O impermeabilizante para argamassa Vedacit é comercializado em um galão de 18 litros, e pode ser utilizado, por exemplo, para uma mistura de argamassa impermeável, sendo que essa quantidade de produto deve ser incorporada com nove sacos de cimento para tal preparo.
Vedacit para concreto e argamassa possui uma consistência pastosa e de cor branca, com densidade de 1,05 g/cm³ e composição básica de sais metálicos e silicatos, sendo esse último o principal responsável pelas características mecânicas medidas na pasta de cimento.
Opções de aplicação
O impermeabilizante para argamassa Vedacit deve ser dissolvido na água de amassamento para então ser utilizado. Segundo o fabricante, a utilização desse produto é indicada em reservatórios e canalizações de água, revestimentos externos, pisos e paredes em contato com a umidade do solo, assentamento de tijolos nos alicerces e concreto impermeável.
Cada uma das aplicações mencionadas acima deve respeitar a proporção da mistura entre aditivo e o saco de cimento – ou demais produtos - indicados pelo fabricante. Ou seja, em uma mistura preparada para o revestimento de subsolo e tuneis, é preciso utilizar 2 kg de Vedacit para cada saco de cimento de 50 kg. Já para a mistura de um revestimento grosso, deve-se utilizar 2 kg do produto para cada 50 kg de aglomerante (cal + cimento).
Recomendações para a aplicação
Antes de começar aplicação, as estruturas que serão impermeabilizadas com a argamassa rígida (já preparada com o Vedacit) precisam estar suficientemente dimensionadas, ásperas, sem nenhuma partícula solta, e também sem nenhuma trinca. O fabricante recomenda a utilização de cimento novo e sem pelotas. Sendo que a areia deve ser média (0-3 mm), estar lavada, limpa e peneirada, completamente isenta de impurezas orgânicas.
O fabricante também indica que, 24 horas antes de começar o procedimento de aplicação do Vedacit no revestimento impermeável, seja feita a aplicação de um chapisco amolentado com bianco. Após este período, iniciar o procedimento aplicando, nos revestimentos impermeáveis, 2 a 3 camadas de aproximadamente 1 cm. A recomendação é de fazer a aplicação da argamassa com desempenadeira ou colher de pedreiro.
É importante consultar o manual que acompanha o produto para o correto e completo procedimento de aplicação, tanto em revestimentos impermeáveis, quanto em caixas d’água, alicerces e paredes de encostas e também concreto impermeável.
Armazenamento e segurança
Para a utilização desse produto, recomenda-se a utilização dos seguintes equipamentos de proteção individual: óculos de segurança, avental de PVC e luvas de borracha (itens não inclusos).
Vedacit: qualidade desde 1936
Conhecida como Vedacit, a Otto Baumgart, iniciou suas atividades em 1936 com a comercialização e aplicação de seus produtos, e durante o primeiro ano de trabalho, chegou a comercializar 100 kg de Vedacit e outros materiais.
Hoje, a Vedacit comercializa produtos como: impermeabilizantes, argamassas, aditivos para concretos e argamassas, desmoldantes, revestimentos, mástiques, tintas, pinturas asfálticas, mantas líquidas, imunizantes para madeira, proteção superficial e adesivos.
A empresa possui duas fábricas para atender a alta demanda de mercado, uma em São Paulo e outra em Salvador. Juntas, atendem 30 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros e também conta com uma distribuição internacional em países da América Latina, como Bolívia, Chile Paraguai e Uruguai.