Tintas Lider

aprenda-a-usar-as-cores-na-decoracao-de-acordo-com-o-feng-shui

Aprenda a usar as cores na decoração de acordo com o Feng Shui

As cores são essenciais para a decoração e ajudam a transmitir sensações únicas. "Cor é energia pura e faz bem para as pessoas", destaca o professor e consultor de Feng Shui, Franco Guizzetti, que ensina como escolher as tonalidades para colorir um ambiente sob dois pontos de vista: decorativo e do Feng Shui. Descubra as características de algumas tonalidades e escolha sua cor.

Vale lembrar que as lojas da Tintas Lider contam com o Sistema Selfcolor Suvinil, um moderno sistema que possibilita mais de 2016 variações de cores em Látex PVA, acrílico e esmalte sintético.

BRANCO: muito usada no Feng Shui, tem padrão neutro. Ligada ao elemento metal, deve-se tomar muito cuidado quando aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito, deixando em uma pessoa que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de frieza, vazio e hostilidade. Equilibre a cor com quadros e móveis bem coloridos e/ou cores quentes.

PRETO: ligada ao elemento água no Feng Shui, deve ter sua aplicação com cautela, pois pode transmitir a sensação de angústia por lembrar o luto, as perdas e a tristeza, por isso, costuma aparecer apenas em detalhes na decoração.

VERDE: neutra, é uma tonalidade que representa o elemento madeira no Feng Shui e acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas, além de significar esperança e satisfação. Se combinado ao vermelho, pode dar a sensação de um ambiente muito quente, com verde/madeira e o vermelho/fogo. Nos locais onde há problemas de saúde, o verde é uma ótima cura e nos banheiros, ajuda a elevar a energia do cômodo. No piso e nos detalhes, lembra a natureza.

LILÁS/VIOLETA: cor que traz tranquilidade, sossego e calma, estimula a espiritualidade e a meditação. Seu efeito purificador transforma energias negativas em positivas, o que contribui para a saúde e acalma o coração, a mente e os nervos. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

LARANJA: cor do intelecto, em doses pequenas estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Use nas áreas da casa nas quais se quer estimular o diálogo, como as salas de estar e jantar e a cozinha. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite. Experimente usar na sala de jantar em uma única parede, em tons suaves.

VERMELHO: Beneficia o relacionamento afetivo, o sucesso, a autoestima, a fama e a prosperidade. É uma cor ligada ao elemento fogo e deve ser usado com cuidado, por ser estimulante. No quarto do casal, ativa a sexualidade. Na sala ou na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor. Use a cor em detalhes da decoração

AZUL: tem efeito calmante e tranquilizante e pode provocar sono em excesso. Deve ser usado por quem é muito agitado e está associado ao elemento água no Feng Shui. Pode ser aplicado em grandes áreas, mas deve ser combinado a outras cores para evitar a monotonia e o sono. O tom mais escuro, porém, transmite autoridade e poder.

AMARELO: estimulante do intelecto. Por ser a cor da luz, deve ser usada em ambientes escuros. Também incentiva a comunicação, o mental e o apetite e, em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, gerando preocupação. Nos ambientes é usado para aquecer e iluminar áreas escuras e frias. No piso, provoca a sensação de avanço quando usado moderadamente.

barra