Tintas Lider

saiba-como-as-cores-influenciam-seu-sono

Saiba como as cores influenciam seu sono

Dormir bem é fundamental para a saúde, em todos os quesitos, e as cores do ambiente influenciam a qualidade do sono.

A pesquisa, realizada pela Traelodge, analisou 2000 casas para investigar a influência da cor na qualidade do sono. Os pesquisadores descobriram que a melhor cor para o descanso é o azul, e que as pessoas que têm quartos nessa cor acordam com sensação de felicidade e mais positivas. Isso porque ela está ligada a calma e a sentimentos leves, algo que possivelmente reduz a velocidade do coração e a pressão arterial.

Chris Idzikowski, especialista em sono do Centro de Sono de Edimburgo, explica que "Este é um resultado surpreendente, pois existem receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul"

Já para Suzy Chiazzari, terapeuta holística e consultora de design de interiores: “a decoração do quarto pode certamente ter impacto sobre a qualidade e quantidade de sono por noite". "Embora muitas pessoas pensem que o roxo cria uma sensação de luxúria no quarto, a cor pode reduzir o número de horas de sono, pois tem uma forte ligação com criatividade e estimula a mente inconsciente. Dormir em um quarto roxo, portanto, é mais provável para promover sonhos vívidos ou até mesmo pesadelos", diz.

O estudo também descobriu que a cor afeta outras atividades no quarto. Casais que dormem em um quarto caramelo têm relações, em média, três vezes por semana. Mas aqueles que dormem em um quarto vermelho, só uma vez por semana.

A conclusão dos pesquisadores foi que aqueles que dormem em quartos decorados com cores calmas têm a melhor qualidade de sono. Eles dizem que isso acontece por causa dos receptores chamados de células ganglionares na retina dos olhos, que são mais sensíveis a tons azuis. Os receptores passam informações em uma área profunda do cérebro, que controla os ritmos 24 horas por dia, e afeta como as pessoas se sentem e trabalham durante todo o dia.

Tempo de sono associado a cada cor:

Azul         | 7h 52min

Amarelo   | 7h 40min

Verde       | 7h 36 min

Prata       | 7h 33 min

Laranja    | 7h 28 min

Vermelho | 6h 58 min

Dourado  | 6h 43 min

Cinza       | 6h 12 min

Marrom    | 6h 05 min

Roxo        | 5h 56 min

A Tintas Lider conta com o Sistema Selfcolor Suvinil, um moderno sistema que possibilita mais de 2016 variações de cores em Látex PVA, acrílico e esmalte sintético, à disposição de quem deseja mudar a cor do seu quarto e proporcionar um melhor ambiente para o sono.

barra