Tintas Lider

descubra-a-influencia-das-cores-no-seu-humor

Descubra a influência das cores no seu humor

As cores podem dizer muito sobre como você e sobre o ambiente em que você vive. Para a cromoterapia, prática usada por terapeutas, cada cor possui uma vibração específica e, portanto, uma utilidade diferente. Sendo assim, cada com tem um significado distinto e sua influência pode atingir o humor. Conheça um pouco mais sobre o significado das principais cores e saiba como aplicá-las ao espaço onde você vive.

Vermelho

Significado: emana coragem e alegria, além de estar muito ligada às fortes emoções do amor e da paixão.

Na decoração: peças vermelhas em um ambiente deixam o clima mais romântico e ainda ajudam a aumentar a motivação durante o dia.

Amarelo

Significado: além de significar inteligência e sabedoria, o amarelo também transmite entusiasmo, sendo uma ótima opção para quando você precisa manter o pique durante dias mais cansativos.

Na decoração: como também ajudam no aprendizado, objetos ou paredes amarelas são ótimas para decorar ambientes usados para leitura e estudos.

Verde

Significado: equilíbrio e serenidade são as principais características da cor verde, por isso ela ajuda na harmonia entre as emoções, o corpo e a mente.

Na decoração: ter a cor verde espalhada pela casa, principalmente nos ambientes em que as pessoas mais convivem, pode ajudar a evitar algumas brigas e desentendimentos pelas boas vibrações que ela traz. É interessante utilizá-la em locais onde há pessoas doentes, pois ela também está associada à cura.

Azul

Significado: a cor azul traz tranquilidade e está muito ligada à intuição e à percepção das coisas fora do senso comum.

Na decoração: em casa, adicionar elementos azuis na sala de visitas já aumenta o aconchego e a sensação de boa recepção.

Violeta

Significado: o principal elemento da cor violeta é a transformação. Ela ajuda a transformar o clima negativo em positivo, pois está diretamente ligada à evolução espiritual.

Na decoração: ambientes com a cor violeta ajudam a diminuir o apetite, por isso é uma boa dica colocar alguns objetos nessa cor na cozinha quando há alguém de dieta na casa.

Branco

Significado: o branco também significa equilíbrio, mas está muito ligado à espontaneidade e naturalidade, facilitando a integração entre as pessoas e transmitindo serenidade.

Na decoração: ambientes totalmente brancos podem passar a sensação de tédio. Se misturar o branco com outros elementos coloridos, o clima de paz tem chance de ser maior.

Preto

Significado: A cor preta é misteriosa. Ao mesmo tempo em que passa a ideia de seriedade, transmite um pouco de reclusão e isolamento.

Na decoração: use com moderação o preto para decorar ambientes, ou esta cor pode atrapalhar o fluxo de boas energias dentro da casa.

Cinza

Significado: a cor cinza está muito ligada à insatisfação e tristeza. Enquanto o cinza claro está mais ligado à transição de emoções, o cinza escuro pode trazer a ideia de medo.

Na decoração: se você abusar da cor cinza em uma decoração, o ambiente vai ficar pesado e propício ao mal-estar. Alguns elementos em cinza claro, porém, podem ajudar a balançar as emoções.

Marrom

Significado: ligada à responsabilidade, a cor marrom também demonstra a relação com dinheiro, família e emoções. Contém uma mistura entre o negativismo do preto e o lado impulsivo do vermelho.

Na decoração: ambientes com alguns elementos marrons trazem a ideia de natureza por estar ligada à terra e ao outono. Se deseja deixar o lugar com uma característica forte e tradicional, essa é a cor perfeita.

Laranja

Significado: a cor laranja é a cor da alegria! Animação, transformação e energia estão ligadas a esse tom, que também ajuda a afastar o estresse.

Na decoração: se você tem um espaço de lazer na sua casa, decore-o com elementos laranjas. Além de animar o ambiente, a cor vai ajudar os jogos e brincadeiras a ficarem mais intensos. Também é uma ótima cor para ambiente com crianças.

Rosa

Significado: sempre associado ao amor e carinho, o rosa traz delicadeza e está diretamente ligado às relações emocionais.

Na decoração: deixe o clima mais suave, romântico e amoroso usando objetos rosa. A cor ajuda a equilibrar as emoções das diferentes pessoas que estão em um mesmo ambiente. Ela também ajuda a ativar o metabolismo, sendo boa para a cozinha.

barra