Tintas Lider

Dicas para decoração de fim de ano

Na hora de deixar a casa arrumada e pronta para receber a família no dia de natal, vale "quase tudo". É preciso prestar atenção em alguns pontos simples, que vão evitar desgastes de última hora. Confira as dicas para não errar na hora de fazer a comemoração perfeita.

Não faça nada muito complicado

A simplicidade é o principal ingrediente de uma comemoração de sucesso. É bom preparar tudo com antecedência e evitar qualquer compra no último dia. Se puder, deixe a mesa montada bem antes da ceia. Senão, já separe a louça que será usada. O mesmo vale para a refeição.

Mais Brasil, menos Estados Unidos

Os bonecos de neve, cachecóis com desenhos de renas e lareiras acesas são lindas, mas não combinam muito com nosso clima. É possível fazer uma bela decoração com inspiração tropical. É possível fazer arranjos dentro de cocos. Depois de tomar a água, aproveite o buraquinho para colocar uma flor uma folhagem, por exemplo.

Aposte nas tradições

Duas coisas são indispensáveis: uma árvore e uma guirlanda, que é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço.

Não esqueça das crianças

Para que nada prejudique a alegria das crianças na noite de natal, é melhor tomar algumas precauções com bastante antecedência: tenha certeza de que todos os fios dos pisca-piscas estejam fora do alcance e as tomadas também devem ser tampadas. Cuidado com enfeites pesados na árvore e toalhas muito compridas na mesa.

Enfeites novos

Antes de sair em busca de novas decorações para sua árvore de natal, pegue todos os seus enfeites e coloque tudo em cima de uma mesa. É bem provável que novas compras sejam desnecessárias.

Cuidado com montagem dos pisca-piscas

Se você for fazer um desenho com seus pisca-piscas, preste atenção com as luzes que piscam, para que uma parte não fique apagada e não complete o desenho. Se for instalar as luzes na varanda ou na janela, vale checar se o condomínio tem alguma restrição para decorações do tipo. Antes de começar a montar a iluminação, tenha certeza que todas as luzes estão funcionando.

Pets e enfeites

Se você tem gatos ou cachorros em casa é preciso ter atenção redobrada à decoração de Natal. Evite deixar bolas, laços e outros apetrechos em uma altura em que eles possam alcançar.

Cuidado com velas acesas

Um natal tem que ter velas, porque luz é tudo o que a gente deseja para o ano novo, mas elas exigem alguns cuidados adicionais. Mantenha a decoração longe das crianças, para evitar qualquer acidente e fique atento para não deixar velas acesas perto de toalhas ou arranjos florais.

Não misture os temas

Não se deve misturar temas ou lendas diferentes. Um tema bastante religioso não combina com enfeites barulhentos e coloridos. Melhor usar velas e enfeites como ramos e pinhas, que são mais neutros. Se sua família tem muitas crianças, temas coloridos e divertidos são sempre um sucesso.

Evite programar eventos externos

Com o clima instável de hoje, é melhor evitar qualquer atividade externa. Sempre existe o risco de uma chuva indesejável estragar o evento planejado. Não programe nada sem ter ao menos uma ideia de como vai ser o tempo. Verifique a previsão com bastante antecedência e prepare um "plano b" para qualquer eventualidade.

barra