Tintas Lider

Madeira - Envernizamento

Passo a passo para tratar madeiras com Verniz

Lixar toda a superfície com lixa grana 100, para remoção de farpas e eventuais contaminantes. Limpar o pó com escova de pelos.
Imperfeições como furos e pequenas trincas, devem ser reparados com a mistura de pós da madeira e cola. Aguardar a secagem e lixar para uniformizar a superfície. Escovar e passar um pano umedecido em água raz.
Aplicar uma demão de verniz copal (interiores) ou poliuretano (exteriores e interiores) - diluído com 50% em volume, ou seja, 2 partes de verniz para 1 parte de água raz - como seladora. Aguardar secagem mínima de 12 horas e, a seguir, lixar com lixa grana 320, para eliminar farpas que levantam da madeira, por ação dos solventes. Limpar com um pano umidecido em água raz.
Aplicar uma segunda demão do verniz, diluído agora com 25%, lixar com lixa grana 360 e remover o pó com pano umedecido em água raz.
Aplicar mais uma ou duas demãos do Verniz Copal ou Poliuretano, diluído com 10% de água raz como acabamento final.
Em superfícies já envernizadas, observar o estado e aderência da película de tinta. quando em bom estado geral, lixar com lixa grana 320, para quebrar o brilho e promover aderência do verniz novo, e aplicar duas demãos do verniz, diluído com 10% de água raz. Quando houver descascamento, partes sem aderência e outros problemas, remover totalmente o verniz velho e aplicar o novo, conforme orientação em madeira nova - pintura.

barra