Tintas Lider

dez-dicas-para-quem-pretende-morar-sozinho

Dez dicas para quem pretende morar sozinho

Arquiteta aponta as principais preocupações iniciais de quem busca a independência

Tomar a decisão de morar sozinho é apenas o primeiro passo de uma longa lista de trabalho e preocupações. Não basta apenas comprar ou alugar a casa e mudar-se, é preciso ter paciência e tempo para planejar-se e montar tudo de acordo com o seu estilo de vida e gostos. Principalmente para os iniciantes que irão preparar sua primeira moradia, a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq, aponta quais são os primeiros pontos a pensar:

- Morar sozinho tem uma grande vantagem: a decoração pode ser totalmente feita de acordo com o gosto da pessoa. É possível personalizar de inúmeras maneiras e em diversos espaços diferentes. Um surfista, por exemplo, pode escolher uma parede para colocar uma prancha. Os fãs de cinema podem emoldurar pôsteres de seus filmes favoritos e colocar nas paredes do quarto e do escritório. Dá também para escolher uma parede do quarto para cobrir com fotos à sua escolha.

- Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado para não exagerar na personalização. "É importante equilibrar e tomar cuidado pra não colocar itens demais e carregar o ambiente, porque o morador pode enjoar após um tempo", explica Adriana.

- Em apartamentos pequenos, a dica é utilizar tons claros nas paredes e no piso, que dão a ilusão de que o espaço é maior. Espelhos também dão a sensação de amplitude e, ainda por cima, combinam com tudo. Portas de correr nos armários do quarto economizam muito espaço e são práticas.

- Cozinhas americanas deixam o espaço mais livre e são ideais para quem gosta de receber visitas, pois o espaço aberto possibilita a aproximação. Se possível, contrate um arquiteto para estudar a estrutura e quebrar as paredes. Abuse dos armários embutidos que vão até o teto.

- O banheiro deve ter o menor número de objetos soltos possível. Em cima da pia, coloque aquilo que é usado todos os dias e poucos objetos decorativos fáceis de limpar. A tendência atual para pisos e azulejos são as cores claras e a textura lisa, pois facilitam a limpeza.

- Eletrodomésticos modernos são geralmente os mais desejados por jovens, mas é preciso tomar cuidado para a casa não ficar "fria". Móveis com tonalidades queimadas podem dar o ar de aconchego necessário para equilibrar o ambiente.

- Um rack ocupa bem menos espaço do que uma estante, para uma sala de estar pequena é o móvel ideal. Se a intenção é reunir os amigos em casa com frequência, escolha um sofá que acomode várias pessoas, ao invés de puffs, que ocupam mais espaço e só acomodam uma pessoa.

- Tinta acrílica semi-brilho é mais prática, pois basta um pano úmido para fazer a limpeza. No teto, Adriana recomenda látex branco neve. Para um ar mais moderno, escolha uma parede para pintar de uma cor ou tom diferente das demais.

- Escolha um piso que não manche com facilidade e não quebre, como o porcelanato.

- Coloque tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares, assim não terá problemas se quiser mudar a disposição dos móveis no futuro.

 

Dicas Tintas Lider:

- Com a tinta Suvinil Fundo Magnético, a fixação de magnetos pode ser feita diretamente na parede, veja

- Para não errar na combinação de cores, faça um teste no Simulador de Decoração da Suvinil.

barra