Tintas Lider

Faça você mesmo: dicas para pintar sua casa

Início de ano é época de renovar, começando pela casa. Algumas dicas sobre como refazer a pintura de paredes, tipos de tinta para cada situação e quais os cuidados necessários para que o ambiente fique de cara nova, podem ajudar e facilitar as mudanças no lar.

Pintar as paredes da casa é uma maneira de mudar por completo a cara do ambiente, porém é um trabalho que exige dedicação, tempo e paciência para que o resultado final seja atingido com sucesso. Alguns cuidados garantem um trabalho final com menos sujeira, tinta bem aplicada e visual impecável.

Prepare o ambiente: Primeiramente é necessário forrar o chão. “Para isso, jamais utilize plástico. Nele, a tinta não seca caso respingue, e se você pisar acidentalmente vai acabar sujando por onde andar depois. Prefira utilizar o plástico apenas para forrar móveis pesados que não puderam ser retirados do ambiente”, explica a arquiteta, Lígia Franco. No chão a dica é usar papelão ondulado, que é barato e absorve a tinta que cai, secando de forma mais rápida.

Para os rodapés e espelhos de luz, a tradicional fita crepe basta. Em casos de pinturas próximas ou em portas, a recomendação é ficar atento às dobradiças e aplicar algumas gotas de vaselina para que a oleosidade do produto não permita que a tinta grude no metal.

Preparando a superfície: É hora de colocar mãos a obra. Para começar, deve-se lixar a parede com uma lixa adequada para cada tipo de superfície, para o gesso, por exemplo, utiliza-se uma lixa mais fina, como a nº 80, para não deixar marcas ou ranhuras na parede. Depois é necessário remover o pó com uma escova, vassoura de pelo ou pano úmido. Para finalizar, deve-se aplicar o selador que servirá de ferramenta para selar a superfície fazendo com que toda área receba tinta de forma igualitária, e, em seguida, a massa corrida. Essa ordem irá compactar a superfície e garantirá uniformidade para a pintura.

Tipos de tinta: Atualmente há diversos tipos de tinta disponíveis. A tinta acrílica, normalmente é utilizada em paredes internas, externas e em fachadas. A tinta PVA é mais apropriada para pintura de forro. Existem também as laváveis, ideais para quem tem crianças em casa. Para quem deseja um acabamento especial ou diferente existem as tintas especiais que oferecem acabamentos “Jeans”, “Aço escovado”, “Toque de seda”, dentre outras opções.

Acertando na tonalidade desejada: Uma vez escolhida a cor e calculada a quantidade de tinta necessária, a dica é verificar se as latas são do mesmo lote, para que não exista diferença de tons, pois mesmo que a tinta seja do mesmo fabricante isso pode ocorrer. E para certificar que o tom está correto, conforme o escolhido faça um teste pintando um trecho pequeno da parede que receberá a tinta.

Pintura- rolos vs. pincéis: Comece a pintura sempre de cima para baixo. Na hora de pintar as extremidades das paredes, pinte os cantos com um pincel menor para que não haja falhas, em seguida, antes mesmo de a tinta secar, utilize o rolo para pintar o restante da parede. Depois, com a segunda demão, as diferenças entre as partes que foram pintadas com pincel menor e o centro que foi pintado com rolo serão neutralizadas. Dê um intervalo de duas a três horas entre cada mão de tinta.

Problemas com a superfície: Em situações de rebocos ou mofos, entre outros, em que o serviço exige mais cuidados devido à utilização de outros materiais específicos, é recomendável procurar auxílio de profissionais especializados. Manchas estranhas, por exemplo, podem ter origens em infiltrações. Nesse caso, é preciso investigar mais a fundo a origem do problema.

Dicas Tintas Lider:

- Conheça nossos produtos da linha residencial, aqui

- Itens básicos para pintar a casa são:

  • Luvas de borracha
  • Tinta
  • Lixas: quanto maior sua numeração, mais fina ela é
  • Massa corrida
  • Espátula e desempenadeira de aço para passar a massa
  • Fundo preparador adequado ao tipo de superfície
  • Rolo de pintura
  • Extensor de rolo para pintura em áreas altas
  • Bandeja para despejar a tinta
  • Fita crepe para proteger batentes e rodapés e para fixar as lonas
  • Escada para alcançar os pontos mais altos

barra