Tintas Lider

quer-uma-ajuda-para-combinar-as-cores

Quer uma ajuda para combinar as cores?

Combinar as cores das paredes, dos objetos e dos móveis na decoração não é uma tarefa fácil. Por isso a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, encontradas nas lojas Tintas Lider, traz dicas e apresenta ferramentas inspiradoras que irão ajudar o consumidor a  escolher as melhores combinações para cada ambiente.

A combinação de cores é um processo de análise, experimentação e referências que depende não só da personalidade e do gosto do consumidor, mas também da sensação que cada tipo de ambiente precisa despertar. A pintura de quartos, por exemplo, pede composições que despertem sensações de calma e tranquilidade, como a combinação entre azul (Veleiro e Lápis Lázuli) e cinza (Níquel).

“Tons mais claros e levemente amarelados, como o Luzes da Cidade, por exemplo, tendem a deixar os espaços mais amplos e arejados. Já cores quentes e terrosas, como Rubi e Semente de Cacau ou neutras como o Tico Tico, são ideais para cantos mais aconchegantes.

Composições equilibradas entre a tonalidade ácida do Pitaia Rosa e o azul limpo e iluminado da cor Matelassê proporcionam sensações de frescor. Por outro lado, tons mais vibrantes, como Verde Limão, Mostarda Americana e Fúcsia, dão um toque de ousadia sofisticada e imprimem forte personalidade à decoração.”, explica Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.

Uma dica é pensar na harmonia entre as cores, e escolher tonalidades que tenham o mesmo grau de luminosidade, ou seja, de intensidade dos tons. Seguir esse passo é um dos possíveis caminhos para atingir uma combinação harmônica, independentemente do ambiente em que as cores são utilizadas.

Outro ponto importante é levar em conta quais móveis farão parte da composição do ambiente. Os mais claros proporcionam o balanço ideal para o espaço quando as cores das paredes e dos objetos são fortes. Móveis escuros combinam com cores mais claras, como o dos tons Cheiro Verde e Delícia de Morango.

“A possibilidade de combinações é infinita. Em um espaço com objetos de cores vibrantes, por exemplo, é possível escolher cores que seguem essa mesma linha, como o Suco de Cenoura e o Verde Limão, mesclar a intensidade da cor com tons pasteis, como o Delícia de Morango, o Suave Lilás e o Aconchego, ou até mesmo neutralizar o espaço e destacar os objetos coloridos com uma cor mais neutra, como a dos tons Cevada, Tico-Tico ou Águia.”, indica Ana.

O último passo é pensar na pintura do teto. “Para não errar e combinar com as cores escolhidas para as paredes e com os móveis, sempre dê preferência a tonalidades bem claras ou ao branco, que ainda dá a impressão de que o teto é mais alto.”, finaliza Kreutzer.


Ferramentas que ajudam a inspirar o consumidor

Para ajudar o consumidor na hora de combinar as cores dos ambientes, a Suvinil também investe em plataformas digitais. O portal da marca (http://suvinil.com.br/pt/home.aspx) é interativo e traz conteúdos exclusivos para inspirar o consumidor.

Na ferramenta “Combinação de Cores” é possível visualizar os três tipos básicos de combinação harmônica: tonalidades vizinhas, opostas e tom sobre tom. Com o “Simulador de Decoração” do portal é possível visualizar combinações, efeitos decorativos e fazer o upload de uma foto tirada do local que será decorado, além de utilizar os recursos de simulação para visualizar a cor do espaço. Já no “Circulo Cromático” interativo, a Suvinil traz sugestões harmônicas de combinações baseadas na teoria da cor.

Você encontra a linha Suvinil nas lojas Tintas Lider de Mogi das Cruzes, Suzano e São Paulo.

barra