Tintas Lider

10-dicas-para-fazer-sua-casa-parecer-maior

10 dicas para fazer sua casa parecer maior

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nos ambientes pequenos, mas é também essencial que os espaços estejam arrumados. "Quanto menor o espaço, mais difícil é encontrar lugar para tudo. Por isso, mantenha somente o necessário e descarte o resto. Desordem dá a impressão de pouco espaço", completa Adriana.


- Espaços de circulação, principalmente em quartos, podem ter a parede aproveitada com painéis ou prateleiras estreitas, que podem acomodar livros ou pequenos enfeites e brinquedos.

- Banheiros pequenos geralmente têm boxes com pouco espaço para movimentação. Para economizar o espaço que uma prateleira ocuparia, prefira abrir um nicho na parede para apoiar os objetos.

- Balizadores são uma ótima opção de iluminação para escadas e corredores, pois são charmosos e ficam embutidos, rentes à parede.

- Para o banheiro, se possível, faça uma cuba sob medida. "Além do design original, é possível economizar na profundidade e diminuir o espaço ocupado", diz a arquiteta.

- Aproveite o peitoril da janela para apoiar bancadas e fazer do espaço uma escrivaninha para trabalho.

- Para economizar espaço, utilize bancos na mesa de jantar, ao invés de cadeiras.

- Um detalhe simples pode ampliar visualmente um pé-direito: instalar a cortina com o trilho embutido ou o mais próximo do forro e manter o comprimento próximo ao piso.

- Listras horizontais ou verticais passam a impressão de maior amplitude. Colocar um papel de parede listrado é uma ótima opção para criar a sensação de ambiente mais espaçoso.

- Explore a diversidade de cores. Há milhares de opções de tons e, para acertar, procure estabelecimentos que ofereçam o sistema tintométrico. Nas lojas da Tintas Lider em Mogi, Suzano e capital paulista - Vila Carrão - o consumidor conta com processos de alta tecnologia usados para reproduzir colorações. Esses sistemas permitem selecionar a sua cor entre mais de 2.000 tonalidades. Basta escolher a cor e em instantes ela está pronta. A loja conta  com os sistemas SelfColor (Suvinil), Color Service (Coral), Lukscolor System e Renner Industrial.

- Escolha uma parede para pintar com um tom mais escuro. "Na parede dos fundos, a cor escura ajuda a aumentar a profundidade. Se a intenção é fazer o ambiente parecer mais largo, pinte as paredes laterais com um tom escuro e para a do fundo, escolha uma cor mais clara", explica Adriana.

- A dica do espelho para fazer o ambiente parecer maior é bastante conhecida e realmente funciona. Se possível, coloque-o voltado para a janela. "Outro jeito interessante de usar um espelho é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente. O efeito gerado é de que o ambiente tem o dobro de tamanho". Porém, é importante escolher com cuidado o local onde será colocado, para não refletir a luz e incomodar.

A arquiteta Adriana Victorelli, do escritório Neo Arq, diz que muitos de seus projetos pedem que sejam pensadas alternativas para aproveitar espaços e fazer ambientes parecerem maiores. "Dar atenção a alguns pequenos detalhes, como formatos, cores e peças faz uma grande diferença no resultado final", diz ela.

Um dos maiores desafios enfrentados por arquitetos, decoradores e pelos próprios moradores é a falta de espaço dos imóveis. Com casas e, principalmente, apartamentos cada vez menores, a dificuldade é encontrar maneiras de colocar tudo o que é necessário para um lar no pequeno espaço disponível.

barra