Tintas Lider

infiltracoes-saiba-como-prevenir-seu-imovel

Infiltrações: saiba como prevenir seu imóvel

Com as águas de março fechando o verão, um problema comum costuma aparecer pela casa: infiltrações. Se na construção do imóvel a aplicação de impermeabilizantes não foi correta é bem provável que nesta época as manchas de umidade comecem o terrível ar da graça.

As infiltrações de água são as causas mais frequentes da deterioração das pinturas, causando, na maioria das vezes, descascamentos, desplacamentos, bolhas e outros inconvenientes. Portanto, antes de iniciar qualquer pintura, é preciso eliminar completamente todos os focos de umidade.

Geralmente, é na fundação/alicerce (devido à umidade contida no solo), paredes externas e lajes que elas costumam aparecer. Se a infiltração já está instalada, algumas soluções podem ser adotadas com sucesso quando implementadas por empresas e profissionais preparados para isso. 

Há uma enorme variedade de produtos e marcas de impermeabilizantes, alguns específicos para cada área da casa, como paredes, rodapés, lajes. Escolhido o produto certo, vem outro desafio: a aplicação. Se não for aplicado o produto certo, ou se a aplicação for mal feita, o resultado não será satisfatório. O consumidor precisa estar atento para fazer a escolha correta do impermeabilizante e contratar um bom profissional. A rede de lojas Tintas Lider trabalha com impermeabilizantes das principais marcas do mercado: Suvinil, Denver, Bautech, Viapol, Vedacit, Mactra.

• Áreas próximas do rodapé: normalmente a 30 ou 40 cm de distância do solo, devido a uma infiltração de água pelos alicerces (baldrames). Isto ocorre por falta de impermeabilização, por sua má execução ou seu desgaste natural. Falhas nos rejuntamentos dos pisos e rodapés também podem causar o mesmo problema. Infiltrações: dicas de pontos críticos

• Muros: por falta de proteção no topo, onde ocorre grande penetração de água das chuvas ou pintura de apenas um lado deste muro, deixando o outro exposto à penetração de água. Observa-se também em muros de arrimo, devido a falta ou falha de impermeabilização na face em contato direto com a terra.

• Tetos em geral: quando a moradia não possui telhado, deixando a laje exposta ao tempo sem impermeabilização ou devido ao seu desgaste. Pode-se notar também o problema devido ao entupimento de calhas, causando transbordamento de água das chuvas, encharcando a laje.

• Telhados e tubulações: infiltrações e vazamentos de água em pontos isolados.

• Jardineiras: quando a impermeabilização interna inexiste, não foi devidamente executada com produtos adequados ou encontra-se desgastada.

• Áreas de banheiros e cozinhas: rejuntes de azulejos, pisos e rodapés, consequência do desgaste da argamassa do rejunte, devido ao contato direto com água e ou umidade.

• Esquadrias de janelas e portas: onde não existe calafetação ou houve seu desgaste. Caso necessário, é recomendável contatar uma empresa especializada em impermeabilizações para que seja feito um diagnóstico preciso, bem como a adequada correção.

barra