Tintas Lider

cores-que-aquecem-o-ambiente

Cores que aquecem o ambiente

Com a chegada dos dias mais frios, em que os ambientes parecem congelar, é importante adotar algumas medidas para deixar a casa mais quente e aconchegante. Para quem pretende investir pesado nessa ideia, a opção é fazer um sistema de isolamento térmico, ou seja, inovar a estrutura das paredes, do piso e até mesmo do telhado, para que a residência se torne mais quentinha.

Caso não haja recursos suficientes para investir em sistemas sofisticados de aquecimento, pode-se apostar em medidas mais fáceis e acessíveis para concentrar calor nos ambientes. Como a temperatura tem tudo a ver com estímulos e sensações, as cores também passam a ser aliadas na tarefa de esfriar ou esquentar uma área.

A Tinta Suvinil, encontrada nas lojas da Tintas Lider, possui o efeito camurça que, além de proteger, embeleza o ambiente tornando-o aconchegante.

Uma casa que está sendo preparada para receber o inverno precisa de uma decoração na medida certa, por isso é importante conhecer as influências das cores. A primeira dica é evitar as cores frias, como o azul claro. A frieza dos tons neutros mais claros também não é a melhor opção para a montagem de uma atmosfera quente e agradável.

As cores quentes são bem-vindas na decoração de inverno, afinal, elas esquentam e energizam as divisões da casa. O vermelho, o laranja, o amarelo e o rosa, em tonalidades fortes e vibrantes, podem marcar presença em diferentes espaços, mas é necessário tomar cuidado para não comprometer o equilíbrio.

Tudo que é exagerado não é visto com bons olhos pela decoração, por isso procure suavizar o efeito das cores quentes combinando-as com tons neutros. Dá até para usar uma opção do grupo das cores frias, desde que a tonalidade seja forte.

O marrom é uma cor que combina com a decoração de inverno. Não há ao certo uma cor predominante para a temporada, mas o uso dos tons fechados e sofisticados costuma fazer sucesso ao longo da estação mais fria do ano, como é o caso do marrom. A ideia de reforçar o conforto através das cores ajuda a criar ambientes mais convidativos, harmoniosos e, sobretudo, aquecidos.

Apostar nas cores certas não é o bastante para a decoração de Inverno, a proposta também exige o trabalho com materiais. Um meio de esquentar o ambiente é investindo nos têxteis, como almofadas, tapetes felpudos e cortinas pesadas. Eles podem ser os responsáveis por inserir as cores nos cômodos da casa.

Pela sua fofura e aconchego, as almofadas são um apontamento decorativo imprescindível para o inverno, na medida em que tornam qualquer sofá ou cama ainda mais confortável e quente. Aproveite ainda para espalhar almofadas grandes pelo chão o truque está na escolha de cores que aquecem e de texturas que apetecem tocar!

As velas são um apontamento decorativo fantástico para o inverno porque, para além de iluminarem, proporcionam um ambiente íntimo e aconchegante. Se preferir, opte por velas aromáticas, cujo aroma também ajuda a aquecer a casa canela, chocolate, baunilha…

Nas janelas, dê preferência para as cortinas mais pesadas e luxuosas: elas aquecem o ambiente. Nos meses quentes elas podem ser substituídas por modelos mais esvoaçantes.

barra