Tintas Lider

saiba-a-diferenca-entre-os-diversos-tipos-de-tinta

Saiba a diferença entre os diversos tipos de tinta

O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas, massas e outros produtos para aplicação em revestimentos internos e externos. As possibilidades e variações podem confundir o consumidor, deixando muitas dúvidas na hora de realizar a compra desses produtos.

A Tintas Lider oferece um extenso catálogo de produtos com a melhor qualidade do mercado, necessários para pinturas e reformas na sua casa. Portanto, conheça os grandes grupos de tintas, suas principais aplicações e entenda como a diferenciação entre os produtos ocorre.

Látex PVA

O látex é a tinta mais comumente encontrada atualmente, nos interiores das residências, e certamente você já ouviu falar a respeito.

O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. O látex tem uma base solúvel em água e, por isso, facilita muito a vida do pintor. Além disso, caso a tinta espirre em algum outro revestimento, basta lavar.

Seu uso é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O arremate dessa tinta é excelente, já que seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.

Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva. Para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo, superfícies pintadas com látex PVA também são mais difíceis de limpar.

Tinta acrílica

A tinta acrílica tem aspecto muito similar ao do látex, pois também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, proporcionando ao produto alta impermeabilidade, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.

Essa impermeabilidade também a torna interessante para uso em áreas que tenham contato com água, como na cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas e o acabamento é mais brilhante que o do látex, ainda que exista a versão fosca: portanto, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja. Outro fator importante é o custo: a tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex

Tinta esmalte

O esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, pois possui “base a óleo”, material que compunha sua fórmula antigamente. Atualmente são outros produtos sintéticos que compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento.

As tintas esmalte são especialmente boas para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Assim, janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte. E embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade.

O acabamento de esmalte é bastante peculiar e as pessoas geralmente percebem quando ele foi utilizado. Possui alto brilho, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, pois podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto do que o das outras, por conta de seu uso mais específico, e em menores superfícies.

Tintas epóxi e poliuretano

As tintas epóxi e de poliuretano são sintéticas e não solúveis em água, e têm usos mais específicos, como a pintura de caixas d’água. Existem ainda fórmulas para aplicação em pisos, mas dependem de mão de obra altamente especializada.

Essas tintas, que são geralmente diluídas em solvente específico e possuem catalisadores para auxiliar no processo de pintura, devem ser aplicadas sempre por mão de obra que conheça o material e os processos, para evitar que se formem bolhas, ocorra descolamento da camada de tinta ou simplesmente mau acabamento.

Como são tintas específicas para aplicação em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podem ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e áreas dessa natureza, desde que harmonizadas corretamente com os outros revestimentos. Vale a pena conferir os tipos de acabamentos possíveis para fugir do revestimento cerâmico convencional de locais muito úmidos.

Há outras tintas feitas com cal, produtos de efeito, como as tintas magnetizadas, do tipo lousa e para piso; existem também as massas e texturas de muitas naturezas diferentes. E não se pode deixar de mencionar os vernizes e fundos preparadores específicos para superfícies diversas (como para galvanizados ou gesso, por exemplo).

Dependendo do que se quer pintar é necessária a aplicação de vários produtos. Quando isso acontece, chamamos o processo de pintura de um “sistema”, e não simplesmente uma pintura simples como nos exemplos acima.

barra